sexta-feira, 29 de junho de 2007

Varsóvia no telemóvel

Já muito perto de fechar este blog para férias, decidi deixar aqui algumas fotos que nos últimos tempos tirei com o telemóvel por aqui e por ali.
















Durante a visita da minha mãe conseguimos apanhar as quatro estações num dia. De manhã imenso calor, à tarde uma chuvada indescritível e à noite apanhámos granizo! Esta foto foi uma tentativa frustrada de captar o momento da "granizada".
Eu, que dizia que aqui quase nunca trovejava, apanhei a maior surpresa da minha vida ao ver que esta época do ano é a época das trovoadas! Calor imenso, seguido de chuvada torrencial, seguido de novamente calor e novamente chuva. A certa altura a pessoa começa a familiarizar-se com os relâmpagos. O melhor de tudo foi no domingo passado, quando decidimos ir ao Ikea comprar alguns móveis. Estava um dia bom. Quando finalmente tinhamos dois carrinhos atulhados de caixas e nos preparamos para sair estava a cair uma chovada brutal! Lá tivemos de ficar à espera que passasse para podermos carregar o carro. Ainda a propósito de chuva, esta semana apanhei a maior molha dos últimos tempos. Quem manda sair sem guarda chuva? O S. Pedro goza mesmo com o pessoal aqui...















Outra que se vê um bocado mal... Trata-se de um pequeno oratório no meio do campo. Aqui na Polónia há milhares de coisas destas. Mesmo no meio de Varsóvia encontram-se cruzes grandes ou oratórios com alguma imagem de Nossa Senhora, enfeitados com fitinhas (como era suposto ver-se na imagem, mas...), com flores, velas, etc. Sobretudo estes que estão no meio do campo estão muito bem arranjados e são super giros. Esta foto foi tirada do carro a caminho de Poznań.















Tirada do autocarro, na viagem de regresso a casa depois de uma aula de polaco. Um prédio bonito, de estilo antigo (claro que na prática a gente sabe que isto é uma reconstrução... mesmo assim, já tem uns bons anitos).















Os cartazes da marca Reserved de que falei num post. A famosa publicidade "With love from Lisbon". Os sacos da loja para esta época tinham todos esta imagem.















Estas duas fotos são pormenores da mesma casa. Fica relativamente perto da casa onde estou agora. É uma casa que não foi reconstruída e ainda guarda bastantes marcas da guerra, buracos de balas, etc. Em algumas zonas ainda é possível encontrar casas assim, mas na generalidade estão bem escondidas.




































A rua mais "fofinha" de Varsóvia... Rua do Winnie the Pooh! Está espetacular esta placa (só é pena a parede toda suja).















Esta foto foi tirada em andamento (mais uma vez no autocarro) por isso as colunas parecem tortas. Mas não estão, isto está tudo muito direitinho. Este edifício é actualmente o Ministério da Educação. Tirei esta foto porque durante o tempo da guerra era aqui a sede da Gestapo em Varsóvia. A foto não causa assim grande impacto. Mas se algum dia vierem cá e estiverem parados diante deste portão sabendo o que isto foi, de certeza que se vão sentir arrepiados. É uma coisa mesmo assustadora.

Tenho andado a ler o meu livro de história da Polónia muito devagarinho, ainda sei pouca coisa. O que sei tenho-o ouvido da boca das pessoas, sobretudo pequenos testemunhos de pessoas mais velhas, seja do tempo da guerra, seja do tempo do comunismo. Coisas realmente impressionantes, que são apenas uma gotinha de água de um grande oceano. Nós de facto não temos noção de muitas coisas. Podemos dizer que fomos muito privilegiados. Apesar de haver queixas "ah, e tal, o Estado Novo, etc", nada se compara ao que os polacos tiveram de apanhar com o comunismo. De maneira nenhuma. Nem eu consigo imaginar o que seria viver com senhas de racionamento, com filas de horas para conseguir comprar alguma coisa, com lojas sem nada nas prateleiras, com manifestações obrigatórias no 1º de Maio (ai de quem não fosse!...), com um grande controle de todas as actividades, com represálias para quem tivesse bons cargos no trabalho e não pertencesse ao partido, etc, etc. Enfim, nem eu sei da missa a metade. Mas do pouco que vou ouvindo, sinceramente dou muitas graças a Deus por ter nascido e vivido em Portugal. Por outro lado, tudo isto deu aos polacos um espírito de entreajuda muito grande. Isso vê-se no dia-a-dia, nas situações mais comuns, como nos transportes, toda a gente oferece o lugar aos mais velhos, às grávidas, a alguém que esteja com uma criança; ou mesmo em casa de alguém, querem sempre oferecer-nos o melhor. São muito simples e muito acolhedores. Em geral as pessoas estão sempre dispostas a ajudar. Quem diz estas situações diz muitas outras. Mas de facto isto é algo que eu nunca vi muito nos portugueses (apesar dos portugueses serem muito hospitaleiros, os polacos conseguem sê-lo de uma forma mais natural, sem querer "mostrar" que são bons acolhedores e que fazem coisas boas para nós; é algo que lhes sai com muita naturalidade). Se calhar porque os polacos têm menos preconceitos e respeitos humanos (bem, pelo menos por enquanto). Mas que ninguém tenha dúvidas, sou 100% portuguesa e gosto muito dos portugueses!

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Sabem o que significa?

Já aqui falei de palavras polacas que são parecidas a palavras portuguesas.
Agora queria mostrar algumas palavras estrangeiras que foram alteradas de acordo com a fonética polaca.
Vamos ver quem adivinha o significado de cada uma (não são muito difíceis, mas é preciso conhcer alguma fonética polaca):

Biznesmen
Szekspir
Czajkowski
Abażur
Skaner
Makijaż
Koniak
Czat
Dżem
Biżuteria

Ajuda: o ż pronuncia-se como o nosso j; sz pronuncia-se ch; cz pronuncia-se tch; ni pronuncia-se nh. O resto é mesmo como se lê.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Retratos de Poznań

Há umas semanas passei um sábado em Poznań. É uma cidade que fica a uns 300km de Varsóvia, na região da Wielkopolska, traduzida literalmente por Grande Polónia. A viagem para lá é a maior seca que existe, porque há só um bocado de auto-estrada, depois o resto são estradecas que não têm muito a ver com aquelas estradas nacionais que já aqui falei. Chegámos a andar sei lá quantos quilómetros em rectas estreitinhas sem nada de um lado e do outro. E a auto-estrada... Óptima, mas uma roubalheira. Pagámos 22zl de cada vez que lá andámos, o que corresponde mais ou menos a uns 5/6 euros.
Poznań não pode ser comparada a Varsóvia no sentido em que não foi tão destruída durante a guerra. Aliás, penso que nenhuma outra cidade foi tão destruida como Varsóvia. Então, em Poznań há muitas casas antigas e coisas com piada. Infelizmente, em Varsóvia a maioria das coisas antigas são reconstruções. Em Poznań não. Claro que há coisas restauradas, mas a maioria vê-se que é mesmo antiga.
Os habitantes de Poznań têm uma espécie de aversão aos de Varsóvia. São rivalidades futebolísticas, mas não só. Mas, claro, no fundo são todos muito amiguinhos ;).
Aqui vão algumas fotos da viagem:















As longas estradas secundárias por onde andámos a fugir ao trânsito.















Uma cidade onde chocam o estilo antigo com o mau gosto dos anos do comunismo.



















A catedral de Poznań.















O altar da catedral é muito bonito. Aliás, toda ela por dentro é muito bonita. Infelizmente quase que correram connosco lá de dentro porque queriam fechar, então não deu para ver muito. Aqui estão sepultados os primeiros reis polacos.















Pormenor do altar mor. Gostei imenso deste tríptico ou escultura, ou lá o que é. São só mulheres.















Uma casa antiga algures lá no meio da cidade.




















A Câmara Municipal. Um edifício espetacular situado no centro da praça central da cidade. Há uma hora qualquer todos os dias (talvez o meio-dia, já não me lembro) em que as pessoas se concentram aqui a olhar para o relógio da CM porque a essa hora abre-se uma portinha e sai um animal qualquer (tipo relógio de cucu, mas em tamanho grande e só uma vez por dia). Não foi à hora a que eu lá estive.















Vista da praça central da cidade. Neste dia havia uma festa dedicada às crianças, com representações de índios e cowboys. Aproveito para dizer que os polacos adoram festas e nesta altura do ano é vê-las por toda a parte. Sobretudo aquilo a que eles chamam "piknik". Há imensos piknik temáticos, que se fazem em grandes espaços abertos (parques, praças, etc), onde há música, comes e bebes, barraquinhas com artesanato e outras coisas do estilo, etc. Os temáticos que eu já vi foram: piknik da matemática, piknik mães e filhos, piknik cultural, piknik com espetáculo de aviões e mais outros quaisquer que não me lembro.















Os polacos também gostam de bola. Neste dia havia jogos das selecções. Já não me lembro contra quem jogou a Polónia nem Portugal (seria com a Bélgica?). Cada vez que havia um golo, era ouvir a praça toda aos berros. Cada esplanada tinha a sua televisão e estavam todos colados a ver o jogo. A Polónia ganhou o jogo e Portugal também.

terça-feira, 12 de junho de 2007

Coisas...

...que há em Portugal e bem poderiam existir na Polónia:
- Cerelac (claro);
- Clusters de amêndoa;
- Variedade de sumos de frutas;
- Rede de telemóvel no metro;
- Praias a menos de 300km;
- Multibancos sem taxas e com muitas opções;
- Água potável nas torneiras;
- Auto-estradas;
- Restaurantes onde se possa comer depois das 22h;
- A família e os amigos.

Coisas que há na Polónia e bem poderiam existir em Portugal:
- Chocolates Prince Polo;
- Pączki;
- Aquecimento central;
- Bancos abertos até às 19h;
- Transportes públicos a funcionar relativamente bem;
- Muitos padres, a maioria jovens;
- Estradas nacionais bem arranjadas;
- Parques e mais parques, e mais parques;
- A nova família e os novos amigos.

(lista a ser continuada nos próximos tempos...)