sexta-feira, 21 de setembro de 2007

As nossas vinhas

Conforme o prometido, aqui deixo duas fotos da vinha da minha varanda. Pelo que vi, acho que isto é vinha mesmo a sério. Como as paredes da varanda também foram pintadas, ela teve de ser toda tirada e voltada a colocar. Claro que não ficou tão bem como estava antes, mas imagino que no próximo Verão esteja mais bonita - Isto é, se eu a regar, claro, porque tenho uma certa tendência para matar as plantas da varanda. Se se observar com cuidado a segunda foto, em que as duas vinhas se cruzam, percebe-se que a segunda tem algumas folhas castanhas e isto não é qualidade especial, é seco mesmo!!
O resto da varanda mostro noutra altura, porque ainda está um bocado desarrumado e as plantas com um ar tipo mato. Neste momento está lá a bater um solinho muito agradável. À tarde é que dá mais, ficam a cozinha e a sala super iluminadas, é muito giro. Ontem é que esteve mais frescote e pela primeira vez custou-me um bocado estar de t-shirt na varanda (é o que eu digo, um microclima muito especial, que eu posso estar de camisola e casaco na rua, mas ali aguento de t-shirt). Já se sentia frio. Mas hoje está um dia lindo, graças a Deus. Em casa já temos o aquecimento central ligado. Como já disse num post muito anterior, o aquecimento central aqui em geral é um serviço municipal, então não somos nós que decidimos quando o ligamos ou não. Cabe a cada condomínio gerir isto. No nosso caso, esta semana apareceu uma circular na porta do prédio a dizer que iam ligar o aquecimento a partir de dia tal. Ainda não está muito quente, acho que está no mínimo. Mas é muito agradável. Sei, quem me dera que aqui estivessem os 30ºC de Madrid, mas infelizmente à noite podemos ter temperaturas tipo 7ºC... Por isso, é super agradável ter este ambiente quentinho em casa e andar à vontade. Mas pronto, durante o dia não se anda mal. Há dias e dias e hoje está um bom dia.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Ora esta...

Há quem se dê ao luxo de passar um dia num avião só para estar quatro horas na Polónia.
Mas isto não se faz, fazer visitas sem avisar, sobretudo quando temos a casa toda de pantanas!... ;)

Visita guiada

Ainda não tive coragem para tirar nenhuma foto à casa e postar aqui. No entanto, vou tentar fazer uma pequena descrição para poderem imaginar à vossa vontade.

A sala: Já tem sofás, um sistema de som brutal que o Stas comprou há uns anos e já trasladou aqui para casa. Já o estreámos aqui a ver um filme, é muito porreiro. Claro que agora enquanto estou em casa já vou podendo "musicá-la" à vontade. Bem, mas voltando aos sofás... Um deles não dá para ninguém se sentar, porque tem em cima uma gaveta de um armário da cozinha, montes de sacos vazios (sei lá eu porquê!...), auriculares e uma infinidade de coisinhas que vão acabando por ficar ali, como quem não quer a coisa. O outro sofá dá para sentar, porque a maioria da tralha que tem em cima está ou nos apoios para os braços, ou em cima do encosto das costas. Para além disto, nesta sala encontram-se também uma infinidade de fios e cabos: o modem da internet (ainda não comprámos o router para ter wireless), uma torradeira e uma chaleira eléctrica (estão no chão ao pé de uma tomada, porque na cozinha ainda não temos tomadas), uma extensão que liga uma destas tomadas à cozinha e ainda o ferro de engomar. Sim, porque a sala agora virou rouparia (graças à aparelhagem, porque se estivesse noutro sítio não dava para ouvir nada de jeito). Ou seja, está um verdadeiro caos.

A cozinha: Tem os armários todos no sítio, apesar de só três terem maçanetas. Neste momento tem o frigorífico fora do sítio, porque estivemos a trocar a abertura das portas e ainda não ficou totalmente bem. E, claro, enquanto não se arranja, vai ficando por ali. O balcão da cozinha está cheio de coisas também. Mesmo assim, é uma das poucas divisões da casa que está quase ideal. Gosto desta cozinha, apesar de ser minúscula. Ainda faltam alguns detalhes, mas está minimamente funcional.

O corredor: Falta pôr a porta do bengaleiro e limpá-lo. Falta também tirar uma série de tralha das obras que ficou escondida em alguns armários. Mas isso...

O quarto das visitas: Para esquecer! Já conseguimos esvaziar algumas malas e quase algumas caixas. Mesmo assim, ainda tem muita porcaria embalada a precisar de ser arrumada. Era lá que funcionava a rouparia, até a aparelhagem ter vindo para cá.

O nosso quarto: Deve ser a divisão mais arrumadinha. Ontem tentámos colocar umas cortinas que comprámos, porque os estores que temos deixam entrar imensa luz (e já aqui comentei várias vezes como o sol nasce cedo nesta parte do globo). Missão mais ou menos cumprida, porque ainda temos de dar uns retoques. Mas, aparte disso, está tudo bonitinho. A minha menina dos olhos é um tapetinho pequeno tipo Arraiolos que está entre a cama e o roupeiro. Super giro.

As casas de banho: Sim, plural, porque na Polónia costumam separar a retrete do resto. Vá-se lá saber porquê! Mas assim que for possível, a nossa ideia é juntar tudo. As casas de banho não foram praticamente alteradas, só pintámos o tecto (e limpámos tudo, claro está). Ainda não estão ideais - um dos lavatórios não funciona bem e um armário que aproveitámos da anterior proprietária ainda precisa de ser arrumado de metade para baixo.

Basicamente, fica-se com a sensação que desde que chegámos ainda não fizemos nada. Mas não é assim, isto aos poucos vai andando. Estamos a tentar encontrar o nosso ritmo de funcionamento normal. A nível de refeições conseguimos ter um ritmo muito português. Ah, e sopa também, graças a Deus!

Uma nota final para contar apenas um dos muitos milagres que aconteceram por altura do casamento. Um tio e primos do Stas que vieram de carro ofereceram-se para levar algumas malas e coisas nossas. Entregámos-lhes todas as coisas frágeis que tínhamos para trazer para cá. A certa altura da viagem de regresso, um carro à frente deles começa a rodopiar e despista-se e eles acabam por também chocar contra o separador central, numa tentativa de evitar o choque com esse carro. Perderam um dia de viagem a tentar arranjar o carro. Apesar de todas estas vicissitudes, as nossas bagagens chegaram todas impecáveis, sem nenhum risco nem nada. Incrível! Graças a Deus eles ficaram todos bem, não se magoaram nem nada. Só o carro ficou um bocadinho mal.

É este o nosso ponto da situação. Para a semana vou à imigração inscrever-me como residente e tenho também de ir às finanças. Burocracias necessárias, mais que não seja porque (aqui vai a novidade para os que não sabem ainda) vou começar a dar aulas de português em Outubro e preciso destes dados para me pagarem. Ah pois é! Com esta me vou porque, como acabaram de perceber, há muito que fazer por estes lados. Boa sorte para mim mesma!

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Microclima

A minha varanda tem uma espécie de microclima. Está frescote na rua, mas lá consigo estar de t-shirt. Ao mesmo tempo, a vinha virgem que tenho nas paredes da varanda está metade com cores outonais e metade bem verdinha. Tem piada, esta varanda.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Regresso

Com dois dias de atraso, cá venho eu voltar a dar vida a este blog. Algumas pessoas tinham perguntado se eu iria continuar a escrever aqui, mas é claro que vou! Há ainda muitas coisas para descobrir por estes lados.
Saí de Portugal com um lindo dia de calor, toda à fresquinha, e mal cheguei aqui apanhei logo com o frio. Tive de me vestir com pelo menos mais uma peça de roupa do que tinha. Mas, menos mal, o céu estava azul e o dia parecia bom. Tudo uma ilusão. A partir da tarde do dia seguinte, o céu encheu-se de nuvens e tem estado um tempo bem chato. Hoje choveu o dia todo e na rua está fresco. Andei a vasculhar as mil caixas que tenho espalhadas pelo quarto das visitas (ninguém pense visitar-nos agora!!!) à procura de meias (!) e de um casaco mais quentinho para andar na rua (à noite arrefece imenso).
Bem, mas talvez por ter tantas coisas para fazer em casa, não me sinto nada deprimida com este tempo. Aliás, mal tenho tempo para olhar para a janela. Há mil coisas para arrumar, pôr em ordem, limpar, etc. Pouco a pouco lá se vai conseguindo. Depois há aquelas coisas de bricolage essenciais que ainda estão para fazer, como por exemplo, colocar os puxadores nos armários da cozinha. Imaginem que na vossa cozinha não havia puxadores. É a coisa mais chata que há. Agora imaginem que tinham de organizar uma cozinha nestas condições. O que vale é que isto até tem piada e não me chateia nada. Há que ter bom humor!
De resto, tudo normal. Os quase 2 meses que passei em Portugal passaram num instante e agora já cá estou outra vez. O regresso no natal está garantido. Antes disso, ainda vamos ver. E quanto às visitas... Podem começar já a marcar as viagens!!! Dêem-nos só umas duas semanitas para não se assustarem com a casa...