quinta-feira, 30 de abril de 2009

Um momento de pimbalhada polaca

Hoje partilho convosco este fantástico teledisco de um cantor, chamado Janusz Laskowski, que deve ser (ou ter sido) o Emanuel ou o Toni Carreira cá do sítio. A música chama-se Świat nie wierze łzom, que significa "o mundo não acredita nas lágrimas". A letra tem tanto de piroso como a música de pimba. E o vídeo... só mesmo visto! Aquele cabelo, a roupa, enfim, sei que a música é antiga, mas é de chorar a rir. Apenas chamo a atenção (aos corajosos que quiserem mesmo ver o vídeo) para o facto de nas cenas em que o Janusz aparece filmado de lado dentro do carro, pode-se ver o reflexo da carrinha que ia ao lado dele a filmar. Bom proveito!

domingo, 26 de abril de 2009

Portugal está de parabéns

S. Nuno de Santa Maria Álvares Pereira

Sinto-me feliz por apontar à Igreja inteira esta figura exemplar, nomeadamente pela presença duma vida de fé e oração em contextos aparentemente pouco favoráveis à mesma, sendo a prova de que em qualquer situação, mesmo de carácter militar e bélica, é possível actuar e realizar os valores e princípios da vida cristã.

Bento XVI
, 26 de Abril de 2009

quarta-feira, 8 de abril de 2009

terça-feira, 7 de abril de 2009

Momentos do dia

Ontem passámos o dia na passeata (pelo menos alguns de nós) com os nossos primos que actualmente nos visitam. Dos vários acontecimentos do dia destaco dois (que curiosamente aconteceram no mesmo local).

. Estamos nós muito bem a lanchar na Wedel de Wilanów (a casa dos chocolates... ah, tão bom!!) quando de repente entra um senhor que se dirige à nossa mesa com uma nota de 20zl da mão e começa a falar connosco em português, a perguntar se temos troco. Ficámos todos um bocado com cara de parvos (só mesmo um bocado) por aparecer alguém ali do meio do nada a falar português normalissimamente. Por fim lá lhe demos o troco que ele precisava e o senhor partiu atrás do autocarro (ele queria troco para facilitar a compra de um bilhete). Acabámos por pagar o lanche usando essa mesma nota (por via das dúvidas, não nos tivesse ele aldrabado).

. Momentos depois, o Miguel marcou o golo do dia (auto-golo, digamos antes), quando agradeceu à empregada de mesa com um simpático danke schon. Temos de treinar mais o dziękuję!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Retratos dispersos dos últimos tempos

Só hoje é que finalmente decidi passar para o computador algumas fotos que tinha no telemóvel. Aqui deixo estas três que achei interessantes para o blog (todas tiradas já há algum tempo).

No restaurante de fast food Mała Turcja (Pequena Turquia), no Centro Comercial de Sadyba, em Varsóvia, servem kebab, grill e... pide???

A típica cromice nas aldeias - um letreiro a dizer "Uwaga zły pies, a gospodarz jeszcze gorszy", ou seja, "Cuidado, cão feroz e dono ainda pior"...

Os famosos essenciais da Compal! Num hipermercado (sinceramente já não me lembro qual) encontrei no meio das alfaces e dos tomates este cartaz meio escondido. Tem por cima a marca Ogrody Natury, que penso que comercializava estes potezinhos na Polónia. Este cartaz estava nas costas de um frigorífico onde havia produtos marca Ogrody Natury, mas não estes. Infelizmente nunca os vi à venda por cá.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

A web polaca: monitor do trânsito


Há pouco tempo fiquei a conhecer outro site polaco de bastante interesse. Tem o nome oficial Zintegrowany System Zarządzania Ruchem (sistema integrado de gestão do trânsito) e trata-se de um site que apresenta o estado do trânsito nas principais artérias de Varsóvia. Podemos também ver imagens das câmaras de algumas dessas ruas. Dá muito jeito, se quisermos ir para o centro da cidade. Para além disto, indica também o estado do tempo e a qualidade do ar, bem como assinala os locais onde há obras, acidentes ou outros acontecimentos que possam dificultar a circulação do trânsito. Se vierem a Varsóvia e quiserem andar de carro, recomendo este site.