sexta-feira, 29 de maio de 2009

Algarve. Dawka energii

Sempre que vejo um destes autocarros nunca os consigo apanhar a tempo de tirar uma foto. Esta foi uma tentativa meio frustrada, mas que com algum esforço dá para ver do que se trata: os autocarros polacos agora fazem publicidade ao Turismo de Portugal!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

A Primavera na nossa varanda.

Desde que viemos para esta casa, nunca tratámos devidamente da varanda. A anterior proprietária pediu-nos para cuidarmos dos montes de flores que deixou. Infelizmente não tenho espírito de jardineira e sou perita em deixar secar ou murchar as plantas. No entanto, ao fim de 2 anos (depois dos vasos da senhora terem todos secado e estarem com um ar nojento) decidi mudar a situação! Fiz uma razia na varanda, deitei fora praticamente todos vasos que tinham ficado dessa senhora (só deixei a vinha nas paredes e uns fetos). Tinha 3 vasos grandes à espera há 2 anos que decidi finalmente utilizar. Comprei flores, plantei sementes (que também esperavam por este dia há muito tempo), enfim, ficou com um ar completamente diferente.
Há poucos dias, o Stas encontrou o nosso vizinho de baixo, um senhor velhinho muito simpático. Eis que o dito senhor lhe diz: "Já vi que mudaram as flores na varanda. Está muito bonita. Vê-se que há a mão de uma mulher em casa." E com isto eu ganhei o dia!

Gostaria de saber o que ele dirá agora, que uma das flores já começou a secar... Eu sou incorrigível!!! Coitadas das plantas... :( Mas ainda há esperança!! Acho eu...

domingo, 17 de maio de 2009

A experiência portuguesa em matéria futebolística

Ofereci ao Staś no aniversário um rádio-despertador (depois de algumas peripécias com o despertador do telemóvel, achámos que esta seria uma opção melhor). Alguns anos depois, volto a acordar ao som de música ou locutores - mas agora polacos. Interessante foi há uns dias acordar com um programa sobre o Euro 2012 e ouvir o apresentador dizer que não sei quem foi falar com o Sócrates para saber como foi em Portugal em 2004. Será que os polacos vão aprender alguma coisa com a nossa experiência do Euro? E o que é que será que o Sócrates sabe sobre o assunto para explicar aos polacos? Admito: se por um lado foi giro acordar a ouvir falar sobre Portugal, por outro foi péssimo começar o dia a ouvir o nome do Sócrates...

sexta-feira, 15 de maio de 2009

E esta, heim?

Tenho ouvido de várias pessoas - sobretudo de gente com experiência na matéria - que as crianças bilingues começam a falar mais tarde do que o habitual. A Teresa, apesar de palrar muito e às vezes não estar calada um segundo (vê-se mesmo que é menina!), ainda não diz nenhuma palavra concreta. Já percebe muitas das coisas que dizemos (por exemplo: à pergunta "gdzie jest tata?" (onde está o papá?), ela olha imediatamente para o pai; se dizemos "queres água?", olha para o copo de água, etc), mas ainda não arrisca a dizer nada.
O mais curioso foi há dois dias uns amigos nossos nos terem dito que ela palra com sotaque português! E esta, heim?

terça-feira, 12 de maio de 2009

Anúncio do Millennium polaco

Já vi este anúncio várias vezes, não é de agora. Mas só hoje soube que foi filmado em Portugal! Não consigo identificar o sítio, mas acho que é bem possível que seja lá e não na Polónia.
É a versão polaca do anúncio português em que um tal de Ricardo Azevedo canta uma musiquinha sobre ter uma casa. Aqui, o grupo Feel canta uma música chamada "mój dom", "a minha casa".
Daquilo que vi, normalmente o Millennium tem o mesmo conceito de anúncios para cá e para Portugal. Já aquele do "Quem quer ser milionário" também era igual nos dois lados, com a diferença que aqui os actores tinham um ar muito menos relaxado.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

A nossa luta contra o sol

Mais uma vez, cá voltamos àquela época do ano em que os dias são enormes. Gosto imenso que anoiteça mais tarde. Detesto que amanheça tão cedo. Estamos outra vez com aquele eterno problema de às 5h da manhã parecerem 7h ou 8h, sei lá. As janelas dos nossos quartos têm estores dentro. Mesmo assim, tivemos de comprar cortinas. Mesmo assim, recentemente resolvemos comprar ainda mais umas cortinas... Temos 3(!) coisas a tapar o sol, e mesmo assim não temos o quarto 100% escuro... É tramado!