sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O que as polacas fazem no Outono

Para muitas polacas, o Outono é a sua época preferida do ano. Julgo que gostam não só das cores da natureza, mas também da melancolia própria da estação. No entanto, há outra coisa de que acho que elas também gostam. É que no Outono aproveitam para fazer várias coisas para consumir durante o Inverno. Se os homens dedicam este tempo a fazer licores de diferentes frutos do bosque (há tantos e tão diferentes, que eu nem saberia traduzir os nomes), as mulheres dedicam-se a fazer compotas. Aproveitam os últimos tempos com fruta de Verão e é vê-las a encher frascos e mais frascos (e os supermercados cheios de recipientes vazios para vender). Mas não se ficam só nas compotas: há quem prepare também couve e pepinos para fermentar e fazer aquela espécie de chucrute e pikles. Nos últimos dias tenho visto várias mulheres todas entusiasmadas a fazer as suas compotas e todo o tipo de conservas de frutas e legumes. No ano passado eu também me dediquei a fazer o tradicional doce de abóbora português. Este ano não fiz, mas passei a minha receita a outras pessoas que se interessaram por ela no ano passado. Agora já me disseram que vão fazer um concurso de provas de doce de abóbora para eu ver que tal ficou. Estou para ver.
Mas o que acho mais engraçado nisto tudo é ver a alegria com que fazem isto e que é mais uma das coisas que faz os polacos gostarem tanto do Outono.

3 comentários:

Luciana disse...

Quero lhe parabenizar pelo blog, muito legal mesmo.E como sou descendente de poloneses tenho uma curiosidade,se puder publicar pra mim agradeceria. É sobre Formaturas de Nível Superior aí na Polônia, se são realizadas ou não? E como são se existem. Agradeço se puder escrever.

mvs disse...

Oi Luciana, não sei se percebi muito bem a pergunta. Sei que o meu marido, quando terminou o mestrado, teve uma cerimónia de formatura e entrega de diplomas, com traje e tudo. Não sei se as outras universidades também o fazem, sinceramente nunca ouvi falar muito disso. Penso que não é muito popular.

Luciana disse...

Agradeço a informação e mais uma vez parabéns pelo blog, também tenho um em minha cidade no Brasil que é de descendentes de poloneses, mas está meio desatualizado se quiser e puder acessar é lunovinski.blogspot.com abraços!