sábado, 12 de outubro de 2013

Politiquices

Amanhã é dia de referendo em Varsóvia. Uma iniciativa que começou sem ser notada, mas acbou por ganhar enormes proporções. Varsóvia está divida em diferentes regiões administrativas. Cada uma delas tem um presidente da câmara, assembleia e todos os órgãos normais de uma câmara. Acima de todos está o presidente da cidade, que é basicamente quem decide quanto dinheiro vai para cada câmara e trata das questões mais importantes da cidade.
Ora, Varsóvia tem há uns anos uma presidente que nos últimos tempos tem deixado muito a desejar. Então, o presidente da câmara de Ursynow (onde nós vivemos), cheio de ambições políticas, decidiu iniciar uma recolha de assinaturas para fazer um referendo, para decidir se ela há-de continuar a governar a cidade. Tal como disse, a iniciativa foi ganhando grandes proporções e o senhor tornou-se conhecido (que no fundo era o que ele queria). Amanhã é o referendo e agora a questão é se irão votar pessoas suficientes para o validar. É que os apoiantes da actual presidente são contra o referendo e querem boicotá-lo. Enfim...
Tudo isto ser-me-ia totalmente indiferente, não tivessemos nós um amigo que é deputado municipal na nossa câmara e do mesmo partido do presidente (um partido independente que reúne gente de facções políticas diferentes - o presidente, por exemplo, é muitíssimo de esquerda, o que faz que muitas pessoas não o queiram apoiar neste referendo). Ou seja, desde o início que acompanhamos a campanha contra a presidente. E devo dizer que apoio totalmente os argumentos iniciais que eles usaram. Para além disso, desde que começou esta campanha, a presidente resolveu uma série de problemas que se andavam a arrastar há meses, o que foi muito bom. O problema é que a partir de certa altura o presidente começou a querer dar demaisdo nas vistas. Por exemplo, a cidade está agora cheia de cartazes dele a incentivar as pessoas a irem votar, só que basicamente o cartaz é a cara dele e o nome, e só num lado diz para as pessoas irem votar. E isto acho absurdo.
Não faço ideia se o referendo vai ser vinculativo ou não, e se for qual será o resultado. Sei que em alguns aspectos Varsóvia já ganhou e as coisas que estavam mal e se andam a arrastar duvido que sejam resolvidas tão cedo. Basicamente são manobras de diversão política e independentemente do resultado, o nosso presidente já ganhou o que queria ganhar: notoriedade política.

Sem comentários: