terça-feira, 5 de novembro de 2013

Semana patriótica

Estamos em época de feriados na Polónia. Maio e Novembro são meses de fins-de-semana prolongados (em Maio um gigante, em Novembro dois seguidos, mais ou menos). Na semana passada tivemos o dia de Todos-os-Santos na 6ª feira e agora, na próxima 2ª feira, temos o Dia da Independência. Para celebrar esta efeméride, todos os anos o infantário da T. organiza a semana do "Pequeno Polaco". É uma semana em que as crianças se devem vestir com as cores da bandeira da Polónia (branco e vermelho... um bocado benfiquista demais para mim, mas paciência...) e aprendem canções patrióticas, ouvem histórias patrióticas, etc., porque, no fundo, os polacos são um povo patriótico. Durante o Euro organizaram no infantário um dia do adepto em que todos iam vestidos com as cores da Polónia. Nesse dia a T. levou um cachecol da selecção portuguesa (não a consegui deixar ir só de "Polónia"). Foi assim, mas não ligou grande coisa. No entanto, ontem de manhã, antes de sair de casa vestida de bandeira polaca, perguntou-me: "E quando é que vamos ter de nos vestir de verde e vermelho?" Lá lhe disse que qualquer dia havemos de fazer a semana de Portugal.
Ao fim do dia, quando a fui buscar ao infantário, mostrou-me o desenho que tinha estado a fazer. Disse-me com tristeza que não tinha conseguido acabar porque já não havia verde. Qual não foi o meu espanto quando me explicou que aquilo era... a bandeira de Portugal! Não importa se a posição das cores não era bem aquela. Até uma mini esfera armilar ela fez (independentemente do facto de ser mais azul e cor-de-laranja do que amarela, está lá)! Senti-me orgulhosa e naquele momento percebi que de facto a minha filha está bem consciente da sua dupla nacionalidade.

(o autocolante da Ariel foi ali colado completamente ao calhas, vá-se lá saber porquê... Se calhar achou que ficava bem na bandeira, já que as cores até combinam.)

1 comentário:

Margarida Elias disse...

Tão querida!!! Bjns para todos!